sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Funai recebe doação de 25 mil mudas frutíferas para pomares e reflorestamento nas Aldeias do Mato Grosso



Uma parceria firmada entre a Coordenação regional da Funai em Juína/MT e o Projeto Poço de carbono, patrocinado pelo Projeto Petrobras Ambiental, viabilizou a doação de mais de 25 mil mudas de arvores frutíferas e de reflorestamento. As árvores estão sendo plantadas nas terras indígenas do Noroeste do Mato Grosso.
Após diálogo entre a Funai e o Projeto Poço de Carbono, surgiu a iniciativa conjunta de fazer uma Cooperação Institucional para contribuir com a melhoria das condições de vida das populações indígenas do Noroeste do Mato Grosso. O objetivo do projeto é promover a segurança alimentar e aumentar a geração de renda ambientalmente sustentáveis, por meio da formação de pomares, tanto nos quintais das aldeias quanto nas roças comunitárias.
O Projeto possui um viveiro de plantas nativas da região com espécies frutíferas de cupuaçu, açaí, patuá e pupunha e espécies para reflorestamento como: mogno, seringueira castanheira e ipê.
Para auxiliar os indígenas no manejo dos pomares e potencializar outras atividades produtivas agrícolas dentro de uma perspectiva sustentável em suas terras, a Funai irá realizar uma Oficina de Implantação e Manejo Agroflorestal.
A oficina está prevista para acontecer durante os dias 30 de novembro a 03 de dezembro, na Aldeia Curva, Terra Indígena Erikbaktsa, município de Brasnorte/MT. A previsão é que 25 Indígenas de diversas etnias da região do Mato Grosso participem do evento de capacitação.


2 comentários:

  1. Parabenizo os colegas da FUNAI Juína/MT pela parceiria e iniciativa.
    Aqui em Tucumã/PA a CR também planeja em implantar um Manejo Agroflorestal com frutíferas, principalmente com o cacau, pois a região é polo cacaueiro.
    Para isso, peço que partilhem experiências e peço contato com a Petrobrás Ambiental, para que possamos, a seu exemplo, viabilizar nosso projeto.
    Qe alegria sabermos que estamos no caminho!

    ResponderExcluir
  2. demorou demais para a funai desenvolver projetos deste porte. se tivesse sido realizado antes nos do ms ,mnao estariamos neste situacao humilhante pela qual passamos hoje. o projeto parece ser de grande valia, porem eu acharia interessante promover isto em todo o territorio nacional. E NOS QUE NUNCA SOUBEMOS O QUE E TER TERRA, TAO POUCO O QUE E FLORESTA, E NUNCA SABEREMOS, CACA E PESCA ENTAO E SO NO SUPERMERCADO, PROFESSOR KAIOWA

    ResponderExcluir