quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Unipampa encerra processo seletivo para indígenas aldeados no dia 20 de novembro

O processo seletivo desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para indígenas aldeados está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro de 2011. São 11 vagas, distribuídas nos cursos de Engenharia Civil (01) e Engenharia de Software (02), no Campus Alegrete; Agronomia (02) e Nutrição (02), no Campus Itaqui; Serviço Social (02), no Campus São Borja; Enfermagem (02), no Campus Uruguaiana.

A prova de seleção, que consistirá de uma prova de Redação em Língua Portuguesa, será aplicada no dia 27 de novembro no Campus Passo Fundo do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (Estrada Perimetral Leste, 150). A cidade foi escolhida por ser a mais próxima e de melhor acesso para os índios aldeados da região norte do estado.

Esse critério e outras definições do processo seletivo são resultados do I Encontro com Líderes Indígenas, promovido pela Unipampa em julho de 2011, em Bagé/RS. O encontro contou com a presença de representantes de nove comunidades indígenas aldeadas, da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e da Comissão de Acesso e Permanência Indígena da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Capein/UFRGS).

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet, através do formulário online (em http://bit.ly/v8olFn). O edital 144, que estabelece as normas do processo seletivo, pode ser consultado neste link (http://bit.ly/ulsV1w).

Para se inscrever, os candidatos devem indicar documento de identificação, que deverá ser apresentado no dia da prova. Serão considerados os seguintes documentos:
- Carteira ou Cédula de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública dos estados, Forças Armadas, Polícias Militares;
- Declaração Administrativa de Nascimento expedida pela Funai;
- Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia e assinatura);
- Passaporte;
- Carteira expedida por Ordens ou Conselhos criados por Lei Federal fiscalizadores do exercício profissional, desde que contenha fotografia e número do documento de identificação que lhe deu origem.

Não será aceito protocolo de encaminhamento de quaisquer dos documentos acima especificados, e não será aceito o documento de identidade que não permita a conferência da assinatura ou a identificação fotográfica do candidato.

Matrículas

As matrículas dos candidatos selecionados serão realizadas nas Secretarias Acadêmicas do curso de aprovação, dentro dos prazos definidos no Calendário Acadêmico 2012, a ser divulgado no Portal da Unipampa.

Durante a matrícula, deverão ser apresentadas cópias autenticadas, ou cópias acompanhadas do original para conferência, dos seguintes documentos:

- Documento de Identidade;
- Certificado ou atestado de conclusão do Ensino Médio;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Uma foto 3x4 recente;
- Declaração de Membro da Comunidade ou Aldeia Indígena assinada pela liderança da comunidade indígena (Cacique/lideranças/chefe) e validada por demais lideranças e ou Membros, também dessa Comunidade e homologada pela Funai; e
- Autodeclaração de que o candidato não possui curso superior completo.

Na fase de matrículas não serão aceitos documentos onde se leia “não-alfabetizado” e/ou que contenham fotografia que não permita a identificação do candidato aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário