terça-feira, 23 de abril de 2013

Povo Yanomami realiza manifestação na região do Ajarani, em Roraima



Foto: Guilherme Trevisan
Os indígenas Yanomami da região do Ajarani, município de Caracaraí, no estado de Roraima, realizaram, no último dia 18, uma manifestação pacífica pela retirada dos moradores e bens de fazendas na região, que estão dentro da Terra Indígena Yanomami (TIY). A manifestação ocorreu na estrada Perimetral Norte - BR 210 - km 30 e contou com a participação de outras comunidades Yanomami.
 
Os cerca de 400 índios protestaram contra os fazendeiros que não cumpriram a ordem judicial de retirada, num processo que dura mais de 20 anos. Os fazendeiros negam que estejam resistindo à desocupação da TIY, entretanto exigem indenização e reassentamento.


Foto: Guilherme Trevisan
Coordenador da FPEYY, João Catalano

De acordo com coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye´kuana da Funai (FPEYY), João Catalano, os pagamentos das benfeitorias já foram realizados, mas os fazendeiros não concordam com os valores estipulados. “Eles precisam cumprir a ordem judicial e posteriormente, caso se sintam prejudicados, reclamar sobre um possível reajuste, entretanto os índios precisam da sua terra e a comunidade acaba sofrendo com toda essa resistência” afirma.

Maurício Yekuana, vice-presidente da Associação Hutukara, enfatiza que os fazendeiros têm causado sérios danos ao meio ambiente, realizando queimadas e desmatamentos na área. “A permanência desses fazendeiros na nossa terra gera grandes prejuízos ao povo indígena e ao meio ambiente. Queremos uma solução”, acrescentou.

Foto: Guilherme Trevisan
Placa identifica a TIY
Em março deste ano, o Ministério Público Federal encaminhou recomendação ao Ibama para que o órgão iniciasse a fiscalização e vistoria das fazendas situadas na região do Ajarani. O objetivo era de realizar a autuação dos crimes ambientais e infrações administrativas constatados, em virtude das invasões ilegais, evitando que os responsáveis saíssem da área antes de identificadas as infrações.

As fazendas que deverão ser retiradas são: Nova Esperança, São Raimundo, Gaúcha, Lajeado, Nossa Senhora de Aparecida, Repartimento, Retiro do Repartimento, Três Barras, Pouso Alegre, Miguelão, Paludo, Dois Irmãos, Duas Flechas, Rancho Fundo, Boa Sorte e São Francisco, todas situadas em áreas dentro da TIY, na região do Ajarani.

A FPEYY instalou uma porteira na entrada da área com o intuito de impedir o acesso de estranhos na região, assim como contará com um efetivo de servidores de forma permanente no local.

A manifestação contou com o apoio da Hutukara Associação Yanomami e do Instituto Sócio Ambiental (ISA), além da presença de representantes da Funai, MPF, Ibama, Incra e Polícia Federal.

Com Informações da FPEYY

Nenhum comentário:

Postar um comentário