terça-feira, 24 de abril de 2012

Funai faz planejamento para Conservação da Biodiversidade

A Fundação Nacional do Índio (Funai) realizou a oficina técnica para alinhar ações da Instituição e dos diversos parceiros ao Projeto de Conservação da Biodiversidade em Terras Públicas na Amazônia com ação da Funai.

O Projeto implementado em 2011, tem como objetivo contribuir para a conservação da biodiversidade e a gestão de terras públicas no sudeste da Amazônia brasileira, em especial Terras Indígenas e Áreas Protegidas do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), bem como, fortalecer iniciativas que promovam o uso econômico sustentável dos recursos naturais dessas terras.

Na ocasião, os representantes das organizações indígenas e das não governamentais envolvidas com o projeto, apresentaram os principais resultados dos projetos concluídos nas terras indígenas e elaboraram o planejamento das novas ações, alinhado com o Plano Plurianual 2012 -2015, com os Planos de Trabalho e as ações do Projeto de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (GATI).


Um dos focos do projeto é a cooperação entre povos e comunidades locais da floresta, para gerar oportunidade de diálogo entre diferentes sistemas de conhecimento do meio ambiente. O projeto também irá executar ações para fortalecer e qualificar a participação da sociedade civil, dos povos indígenas, comunidades tradicionais e suas associações, no planejamento, manejo e monitoramento da biodiversidade e proteção em terras públicas, incluindo terras indígenas.

A área de abrangência de implementação do projeto é a região do sul do Amazonas, o nordeste de Rondônia e o noroeste de Mato Grosso. São 13 terras públicas que incluem oito Terras Indígenas, três Reservas Extrativistas, uma Floresta Nacional, e uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Juntas, essas 13 áreas protegidas cobrem um total de cerca de 3.698.204 hectares.

O projeto é composto por um consórcio de seis organizações parceiras, são elas: Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Associação Metareilá do Povo Paiter Suruí, Conservação Estratégica (CSF), Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM), Operação Amazônia Nativa (OPAN), sob a liderança do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

Participaram da oficina, membros das organizações envolvidas que compõem a equipe técnica do projeto, técnicos das Coordenadorias Gerais da Funai e técnicos das Coordenações Regionais da área de incidência do Projeto - Lábrea/AM, Humaitá/AM, Cacoal/RO e Ji-Paraná/RO e coordenadores das CTLs envolvidas.

A oficina foi realizada entre os dias, 18 a 21 de abril, na Funai em Brasília e vai se desdobrar em reuniões para o planejamento conjunto de atividades no âmbito local da Fundação.

Um comentário:

  1. Oi! Espero que não se esqueçam das organizações indígenas e ONGs paraenses no sentido de lhes darem oportunidade de participarem da sensibilização dos povos indígenas dessa região. Aguardo.
    Atenciosamente,
    Denise Rezende

    ResponderExcluir